segunda-feira, 16 de junho de 2008

Donnie Darko - Uma Análise: Parte III

A Familia Perfeita

Donnie Darko entra em casa, ninguém percebe que ele chegou. Ao direcionar-se a geladeira, observamos um bilhete imenso colado na parte onde lemos: "Onde está Donnie?". O primeiro mistério do filme está resolvido: possivelmente estes sumiços durante o sono do protagonista ocorrem com freqüência de tal modo que sua família já não se surpreende mais e o sumiço de uma pessoa acaba passando com certa invisibilidade. É necessário anotar num local bem visível que Donnie sumiu, senão existe a real possibilidade de ninguém se lembrar que ele não está em casa.

Novamente surge um novo padrão adotado, inconscientemente, pela família: uma vez que Donnie Darko some ele sempre volta, não há motivos para se preocupar. Apenas para não passar em branco, vale destacar que este certeza sobre o amanhã irá fazer com que o filósofo empirista David Hume inicie uma investigação: como pode o ser humano ter a certeza que algo irá acontecer baseado no histórico passado? Como ele pode ter a certeza que amanhã, pela manhã, irá clarear e a noite irá escurecer com base somente nos dias anteriores? Como ele consegue planejar coisas para daqui a duas semanas se não há como saber se ele estará vivo, se o mundo não acabará antes, se de inúmeros eventos possíveis não surja um que possa interromper o seu planejamento? De onde vem esta convicção sobre o amanhã?

A cena seguinte também é para demonstrar um padrão simulado de família perfeita: toda a família está reunida na sala-de-jantar fazendo a sua refeição. Alguns assuntos vêm a tona. Na primeira vez que Donnie Darko abre a boca é para quebrar o padrão da conversa, ou seja, para polemizar ou causar discussão. Assim algumas ofensas são disparadas entre Donnie e sua irmã mais velha, constrangendo os que estão na mesa. A quebra deste padrão, desta realidade, não é esperada nem bem-vinda. Surge uma repressão por parte da mãe, que mais tarde entra no quarto de Donnie (provavelmente para lhe repreender em particular) e o protagonista pede para deixá-lo em paz.

É impossível observar a sala-de-jantar do ponto de vista existencialista e não pensar na música "Panis Et Circenses" de 1968, interpretada pelo grupo "Os Mutantes", e composta por Caetano Veloso e Gilberto Gil. A letra se enquadra justamente nesta tentativa e, conseqüente, exclusão ao tentar quebrar os padrões:

"Eu quis cantar
Minha canção iluminada de sol
Soltei os panos sobre os mastros no ar
Soltei os tigres e os leões nos quintais
Mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e morrer"


Donnie Darko está lendo um livro, isolado em seu próprio mundo. Ele não deseja se relacionar com pessoas que queiram lhe forçar um padrão. Para a pessoa que vivencia o seu Dasein, é impossível aceitar uma vida inautêntica, ao menos que ela seja distraída por fatores mundanos. Ele chega a xingar a mãe que, inconformada, irá informar ao pai sobre esta ofensa. De certa maneira, ela espera que o marido motive uma punição. Tudo isto é muito clichê e serve para reforçar a idéia de uma família comum que tem um cotidiano rotineiro. A única exceção é Donnie Darko, o que serve para enaltecer o conceito de solidão no ser que é arremessado no mundo.

Neste diálogo sabemos que Donnie Darko utiliza um medicamento para algum tipo de doença neurológica, posteriormente existe a desconfiança que esteja ligada a resquícios de esquizofrenia. A questão é: será que existe uma doença ou o mundo é incapaz de aceitar uma pessoa que viva fora do convencional? A resolução seria marcar a pessoa como problemática, de modo que possamos se relacionar com elas de forma diferente? Donnie Bravo toma o remédio, mas sua cabeça reprova o seu gesto. Afinal, para quê ele faz isto? Seria para admitir que ele estava doente? Seria para agradar a sua família? Seria em sinal de reconhecimento que isto jamais mudaria o que ele é? Temos diversas possibilidades de interpretação, todas estão intrinsecamente ligadas.


Ver Donnie Darko - Uma Análise: Parte I
Ver Donnie Darko - Uma Análise: Parte II
Ver Donnie Darko - Uma Análise: Parte IV
Ver Donnie Darko - Uma Análise: Parte V
Ver Donnie Darko - Uma Análise: Parte VI

3 comentários:

  1. Amigo, a partir da parte IV ta dizendo que a pagina não existe, eu queria tanto ler!!! Melhor análise que achei até agora!

    ResponderExcluir
  2. Opa, tudo bem? Obrigado pelo comentário. Tem duas maneiras de você acessar este conteúdo enquanto não atualizo o site. Se rolar o post para baixo, encontrará uma área chamada Posts Relacionados. Se clicar de lá, irá abrir.
    A outra maneira é editar a URL depois que abrir e ver a página que diz que a mesma não foi encontrada. Você vai ver algo como:
    http://evenancio.blogspot.com.br/2008/06/donnie-darko-uma-anlise-parte-iv.html
    Se observar, irá ver que está faltando um "a" na palavra "anlise". Só acrescentar este "a" que abre, como:
    http://evenancio.blogspot.com.br/2008/06/donnie-darko-uma-analise-parte-iv.html

    ResponderExcluir