quinta-feira, 19 de junho de 2008

Donnie Darko - Uma Análise: Parte V

Significação da Vida

Quando Donnie Darko acorda e vê os números escritos em seu braço é o sinal que ele não sonhou e que a experiência foi real. Por trás desta surrealidade, a mensagem é muito clara: apenas ele e o Frank (nome do coelho) sabem que o fim o mundo irá acontecer em breve. A responsabilidade de alterar o curso da história é somente dos dois. Mas, afinal, quem é Frank? Seria uma espécie de amigo imaginário? Ele realmente existe e seria parte da outra dimensão que se fundiu a esta nova realidade? Ele teria vindo do futuro consciente que o mundo acabaria e estava tentando guiar Donnie para tentar reverter a situação? Seria apenas um delírio do protagonista?

No absurdo da existência de Frank e da queda da turbina, encontramos a possibilidade de um sentido: Donnie Darko descobre a sua essência mediante a sua existência: eu sou quem eu sou. Estes absurdos dão significação ao olhar diferenciado de Donnie. Ou seja, temos um universo incomum para uma pessoa incomum, logo existe um relacionamento de encontro e aceitação, não mais de estranheza. Ele se encontra nesta nova realidade.

Ao voltar do campo de golfe para sua casa, Donnie observa uma série de policiais, bombeiros e pessoas que se identificam como agentes da FAA (Força Aérea Americana), que estão ali para investigar o caso, já que não há avião. Se encarregam de hospedar a família Darko em um hotel e pede para o patriarca da família assinar uma série de papéis, que ele faz sem ao menos examinar o conteúdo. Neste caso, podemos analisar que é fácil acreditar, assim como acatar ordens e pedidos, de homens bem vestidos, que se identificam como agentes, justamente pela autoridade que exercem psicologicamente nas pessoas. Elas se sentem intimidadas e não reagem. Podemos considerar esta cena como mais uma crítica a sociedade da sala-de-jantar.

Todos vão para o hotel. Ainda na cama, os pais de Donnie Darko estão reflexivos e comentam quão grande é a sorte do filho por estar fora justamente no momento em que ele seria faltamente assassinado. Mas onde reside a sorte? A vida de Donnie, até ali, não fazia sentido. Se ele vive é por mero acidente. Alguém lhe deu a opção de não ter nascido? Alguém lhe questionou se ele não gostaria de morrer? Existe alguma evidência de que ele é feliz em sua vida? Então o que queriam dizer exatamente com este tipo de sorte? Possivelmente é a sorte que eles, pessoas comuns, tiveram em sua ignorância de não querer perder um ente. O que importa não é o bem-estar da pessoa, e sim tê-la consigo até o fim da vida.

Ver Donnie Darko - Uma Análise: Parte I
Ver Donnie Darko - Uma Análise: Parte II
Ver Donnie Darko - Uma Análise: Parte III
Ver Donnie Darko - Uma Análise: Parte IV
Ver Donnie Darko - Uma Análise: Parte VI

5 comentários:

  1. O filme Donnie Darko aborda muitos temas, o impressionante é as pessoas buscarem significados e explicações em tudo.

    Lendo todas as explicações em diversos sites, existem diversos pontos de vista de quem estuda filosofia, psicologia, sociologia, grupos denominados "cult", simples estudantes, etc..., o que me leva a creer que o filme não possui nenhuma explicação a não ser suposições, a maioria começa o texto com "Eu acho, penso, não sei se é isso...", e o que levou a essa legião de pessoas gerar toda essas discussões em cima do filme, foi a influência de uma pessoa que fez com quem prosseguisem inconscientemente na busca de explicações, seria então um bom jogo de marketing, pois pode-se vender livros, promos, entre outras formas de lucros , com o motivo de "explicações" sobre o filme, o qual pode não existir.


    Acredito que Donnie Darko simplesmente busca uma explicação para as visões que está tendo sobre o fim do mundo (Coelho, etc), e não faz o menor sentido pois se ele fosse o escolhido (super-herói) e tivesse a missão de salvar o mundo, logo ele teria que fazer algo para salvar o mundo o que ele não fez, então chega a hora do fim do mundo, consequentemente todos irão morrer, a namorada dele já morreu, tudo não faz sentido, então volta no passado (Na hora que cai a turbina de avião) ele está na cama, simples sorri pois nada faz sentido na vida, tudo foi em vão, pois é inevitável, todos irão morrer. (como é um filme tudo isso vira suposições que não são verdades e nem mentiras,cabe ao criador do filme decidir, só ele pode dar a explicação, afinal é um filme, um cavalo morrendo, pode simplesmente simbolizar a morte, ou então outras alusões, se você pegar qualquer outro filme é fácil trazer várias explicações como foram feitas nesse filme), Só aqui traz a tona outro tema, que todos nós vamos morrer algum dia, que a vida então passa a não ter sentido.

    Então ele fala do coelho no desenho apresentado na sala de aula... E por ai vai, cada situação cria uma discussão, que eu não quero tomar mas tempo com isso, seja por minha burrice ou preguiça, mas que quase me levou a comprar os DVD's que contém algumas explicações e o livro, de tanto que gostei do filme que me fez refletir sim, mas basta.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcel, tudo bem?

    Você tem razão em quase tudo o que diz - menos em dizer que é burro! Por favor, não diga isto! Burro é aquele que não entendeu nada sobre o filme, não tentou ao menos saber do que se trata e ainda diz que amou o filme, por que os disseram ser um filmaço!

    Realmente Donnie Darko é um filme com muitas lacunas, colocados propositalmente para formentar discussões. Não dá para saber se foi uma estratégia de marketing ou uma maneira diferente de contar uma história - afinal Donnie Darko não rendeu dinheiro algum para os seus idealizadores (o filme nem passou nos cinemas), precisando, inclusive, que a atriz Drew Berrymore financiasse o filme para o mesmo sair da prancheta.

    Sei, entretanto, que eu gosto muito deste modelo de filme - não conclusivo - cuja influência chegou até o fenômeno Lost - que mistura viagem no tempo, física quântica e uma série de pistas que permitem que a história continue por fora das telas.

    Você tem razão ao afirmar que talvez não exista um significado único para o filme. Mas como a ideia é ampliar os horizontes, nem eu mesmo desejo que as coisas tem uma linha única de argumentação - isto seria dizer que as outras teorias estão erradas, sendo que elas também são coerentes.

    A opinião do diretor é só mais uma. Lembro que uma vez houve uma entrevista na HBO com o diretor de "Magnólia" (outro filme cult destes), e perguntaram o que ele queria dizer com o filme. Ele respondeu algo como: "O objetivo é fazer com que as pessoas discutam, se inquietem, e concluam por si mesmas o que desejam enxergar como um fim para o filme". Creio que Donnie Darko está nesta categoria.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá Evandro,

    "O objetivo é fazer com que as pessoas discutam, se inquietem, e concluam por si mesmas o que desejam enxergar como um fim para o filme".

    Pela sua resposta, preciso retirar muita coisa que eu disse, desconhecia dessas observações.

    Obrigado por esse blog repleto de informações, estou lendo sempre, mas não tenho muito tempo para comentar, até porque são coisas que não dá para comentar com 3 linhas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Sinceramente, eu acho que muitas vezes as pessoas interpretam mal a arte. Nem tudo é pra ser entendido, nem tudo é quebra-cabeça. Filmes assim são feitos para gerarem discussão, interpretações adversas, pontos de vista; seja propositalmente ou nem tanto assim. O mérito da obra e do artista está em justamente criar essas possibilidades. As pessoas não estão acostumadas em coisas que não se concluem, ciclos que não se fecham. Mas a verdade é que deveriam aprender a apreciar obras que dão oportunidade para que nós possamos construir seu sentido, preencher as lacunas com nossos próprios pontos de vista, nossa opinião. Esse tipo de estímulo faz com que a gente desenvolva nosso pensamento, é muito útil e muito agradável.

    ResponderExcluir
  5. É isto aí...! Por sinal, filmes inconclusivos são os meus prediletos, justamente por me instigar em demasia! Obrigado por seu comentário e por sua visita!

    ResponderExcluir