domingo, 22 de junho de 2008

Donnie Darko - Uma Análise: Parte VI

Olhar de Foucault: Instituições de Ensino e a Domesticação do Sujeito

Donnie vira uma espécie de celebridade entre os seus colegas da escola: Donnie Darko, o homem que fugiu da morte.

O que vem a seguir é, uma vez mais, o retrato pintado de uma sociedade medíocre e padronizada, só que desta vez, a crítica é feita para as instituições de ensino. Todo o palco está armado: A aluna gorda que é motivo de sátira por parte de seus colegas, a turma dos que fumam escondido de seus pais, os garotos brigões que estão na escola apenas para provocar e arrumar confusões, as patricinhas que ficam se maquiando, as cheerleaders treinando em pleno pátio da escola, os nerds que estudam isolados em sua própria companhia, o professor que se acha o bonitão entre seus colegas, o palestrante que se considera uma estrela que brilha mais do que o próprio sol e a professora idealista de cara fechada.

A tomada de câmera, ao sair de dentro para fora da escola, flagra uma luz ofuscante do lado de fora. Metaforicamente, isto pode significar algumas coisas. Particularmente sou adepto da teoria em que a vida acontece fora dali, fora daquelas instituições geradoras de padrões. Michel Foucault irá dizer que estas instituições são responsáveis de educar as pessoas, assim como faz as prisões para os criminosos. Existe uma série de terminologias em comum na escola e na prisão que irão dar consistência ao nosso argumento: inspetor, grade, disciplina, delegado, educação, pátio, etc. A disposição das duas também são semelhantes salas fechadas que lembram celas, horários rígidos e inflexíveis, O objetivo é um só: disciplinar. Tornar um ser temeroso, amedrontado. Como diria Foucault, tornar os homens "seres domesticados úteis ao sistema".

A luz representa o contraste de tudo isto. É a oposição à domesticação do homem. É a vida que reside fora destas máquinas simuladoras de padrões, que permite que estejamos atentos ao que acontece de verdade no mundo real que está por trás de todos estes vislumbres de realidade.

Ver Donnie Darko - Uma Análise: Parte I
Ver Donnie Darko - Uma Análise: Parte II
Ver Donnie Darko - Uma Análise: Parte III
Ver Donnie Darko - Uma Análise: Parte IV
Ver Donnie Darko - Uma Análise: Parte V

Um comentário:

  1. Parabéns pelos textos, li todos e está muito bem escrito, espero que continue para descrever outros momentos chave do filme e por favor poste os links na comunidade Donnie Darko no orkut. Abraço!

    ResponderExcluir