domingo, 10 de agosto de 2008

Donnie Darko - Uma Análise: Parte IX

Ver Donnie Darko - Uma Análise: Parte VIII

Eis que surge, pela segunda vez, a figura enigmática de Frank enquanto Donnie está dormindo. Desta vez Frank guia Donnie até a escola - num estado de sonambulismo - e com um machado inunda a escola, possivelmente destruindo o registro e o encanamento. O que a primeira impressão pode parecer um ato de vandalismo, cumina num fato importante: graças ao inundamento da escola, as aulas estão suspensas, no caminho de volta para casa, alguns bad boys importunam Gretchen e Donnie acaba por distrair os deliquentes ao avisar sobre a suspensão das aulas. Gretchen aproveita para pedir a Donnie para acompanhá-la até em casa e finalmente eles podem se conhecer.

Donnie Darko finalmente reconhece o seu poder de mudar as coisas. O sorriso estampado enquanto caminha de volta para a casa ao refletir sobre o que aconteceu na escola garante isto. Ou seja, Frank o guiava para fazer coisas que iriam refletir nos próximos dias. Isto porque Frank, que veio do futuro, sabe que certas coisas precisam ser realizadas para alterar o tempo de onde ele veio, onde supostamente ocorrerá o fim-do-mundo. Isto indica que é preciso que Donnie realize alguns feitos que possam salvar o universo.

O ponto-chave é que ele precisa conhecer Gretchen, e a única forma disto acontecer, segundo Frank, seria inundar a escola para que não houvesse aula de tal modo que ele pudesse voltar para casa e salvar Gretchen de um possível atentado dos bad boys da escola. Observamos, então, que a realidade está sendo manipulada, e o aleatório não mais existe, pois na linha-do-tempo, tudo isto já aconteceu antes, então tudo pode ser previsto. Este é um dos grandes mistérios acerca do filme.

Neste contexto, se tomarmos esta teoria como possível forma de enxergar o mundo, como podemos saber se o que vivemos não é uma realidade alterada de algo que já aconteceu de outra forma? Isto seria dar significação para a própria, pois poderíamos corrigir todos os absurdos simplesmente regredindo ao passado para alterarmos o que deu errado. Porém, como isto poderá influenciar a vida dos outros? Novamente cairemos na vida como representação única e exclusiva do absurdo, pois o que é a vida, senão absurdos aleatórios?

Enfim, na verdade as coisas em nosso mundo nem são tão diferentes assim. Basta ver procuramos explicar tudo o que acontece ao nosso redor, e procuramos nos adequar à realidades virtuais e condicionadas. Na alienação do homem ao objeto, inserimos diversos significados em nossa vida que faz com que não reconhecemos que os acontecimentos da vida simplesmente são aleatórios e não obedecem regra alguma. Isto faz com que nos tornemos frios e passamos a pensar igual à todo mundo. É como estipular metas para serem cumpridas: irei comprar um carro novo daqui à 5 anos, ou então um apartamento, ou mesmo um telefone celular mais moderno. Isto é tentar dar uma razão para sua existência, e o objeto orienta todos os seus movimentos em busca de sua aquisição, tamanha sua influência em nossos dias.

Conhecemos um pouco mais a respeito do complexo Donnie no diálogo que ele estabelece com Gretchen. Ele é solidário à pessoas que possuem problemas emocionais, assim como ele, talvez porque estas pessoas componham parte de sua realidade. Tanto é que ele afirma que pretende pintar ou escrever coisas, pois talvez na arte ele possa ser compreendido. Já citamos anteriormente o quão distante Donnie se sente distante do mundo, mas aqui fica explicito por ele mesmo a sua frustação à respeito das pessoas.

Outra coisa interessante que ficamos sabendo é que Donnie já foi preso um dia por ter incendiado uma casa abandonada. Isto porque ele analisa um ato semelhante no conto de Graham Greene na aula da professora Karen Pomeroy e isto poderia explicar que ele também queria ver o que aconteceria quando colocasse o mundo às avessas, como uma espécie de experimento para verificar o comportamento das pessoas. Este incêndio poderia ser considerado como uma espécie de obra de arte de um artista incompreendido.

Na escola, o machado utilizado por Donnie para inundar a escola está cravado na cabeça do "Mestiço" - monumento e símbolo maior que fica no centro do pátio principal da instituição. Em volta, está pixado os seguintes dizeres: They Made Me Do It ("Eles me obrigaram a fazer isto"). Temos aqui mais um enigma, afinal quem são eles?

Posteriormente voltaremos a esta questão na tentativa de oferecer uma solução para este mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário