sábado, 9 de agosto de 2008

Donnie Darko - Uma Análise: Parte VIII

Ver Donnie Darko - Uma Análise: Parte VII

O pai de Donnie foi buscá-lo na escola e eles aproveitam para conversar sobre os últimos acontecimentos. Na distração da conversa, por pouco o pai de Donnie não atropela uma personagem importante chamada Roberta Sparrow, conhecida como Vovó Morte (devido a sua avançada idade e sua cordenação motora). Ela está atravessando vagarosamente a rua para verificar sua correspondência, como faz todos os dias, porém observa que está vazio. Donnie Darko diz: Não tem nada hoje, mas quem sabe amanhã. Ela olha para ele e cochicha em seu ouvido: "Toda a criatura morre sozinha nesta terra", o que deixa Donnie pensativo.

Ela tem toda a razão: morremos sempre sozinhos. Em nossos ciclos de relacionamentos esperamos sempre nos apegar as pessoas, de forma que nos encontremos. Somos influenciados e somos influenciadores. Desta forma, estabelecemos um vínculo muito morte e nos completamos nestes vínculos. O problema é que a felicidade não reside aí. O grande trunfo é saber conviver consigo mesmo. Talvez seja por isto que Donnie se sente triste em relação ao seu universo, pois ele quer apego, carinho e reconhecimento por parte das pessoas, embora não se sinta parte destes ciclos. É a emoção sobrepondo a razão. Nestes casos, a morte se torna algo terrível, pois só nos preparamos para viver a vida socialmente, na constituição de uma família. Quando é lembrado que todas as criaturas morrem sozinhas, ele tem um estálo e entra em reflexão.

A próxima cena se dá na consulta com a sua psiquiatra, a dra. Thurman. Descobrimos, enfim, que Donnie Darko tem problemas com esquizofrenia, que é controlada com os medicamentos demonstrados no início do filme, através do diálogo onde Donnie resolve falar sobre o aparecimento de Frank. Ele diz: "Fiz um novo amigo" e ela questiona "Real ou imaginário?". Ou seja, ao propor o aparecimento de um novo amigo imaginário, subtende-se que anteriormente Donnie teve ao menos uma experiência com amigos imaginários, o que caracteriza a doença. Observamos com mais clareza o que Frank diz para Donnie, pois no diálogo com a dra. Thurman ele diz que Frank pede para segui-lo até o futuro. Além disto Frank diz que o mundo chegará ao final, o que Donnie diz não acreditar, tamanho é o absurdo.

Neste momento talvez Donnie não tenha consciência de suas limitações, porém nesta nova dimensão, que é toda orientada para Donnie - o que realiza o seu sonho de ser protagonista de sua própria realidade - talvez ele possa ultrapassar o limite. Afinal, o que impede o homem de transceder sua própria existência? Possivelmente a ausência de liberdade, que se transfigura num muro impossível pularmos para o outro lado. Donnie Darko se sente ilimitado em seu próprio mundo, o que lhe impede de conhece até onde ele pode chegar. Este é um dos problemas que temos numa sociedade condicionada, afinal estamos limitados por nosso próprio pensamento e pelas possibilidades de conhecimento que temos ao nosso redor.

Na sequência, uma das professoras que endeusam a figura de Cunningham passa um vídeo sobre como vencer o medo de enfrentar a vida, onde a classe de Donnie assiste com desdem. O próprio Donnie chega quase a adormecer, porém a voz de Frank eclode em sua mente: "Preste muita atenção, você pode perder alguma coisa".

Eu observo esta cena como uma crítica contra a retórica, que é arte da persuassão, onde podemos simplesmente enganar e seduzir as pessoas com um discurso que pode ser verdadeiro ou falso. A idéia é apenas convencer. O que temos ali é apenas um homem, que diz ter a fórmula de como vencer um sentimento que é negativo a todos. Está envidente que se trata de um farsante, visto que na vida faz parte sentir medo, assim como aprender a controlá-lo. Tanto a televisão como o discurso de Cunningham serve para ilustrar o quão falso é tudo isto, onde a realidade depende de música de fundo, efeitos sonoros e um show de imagens para seduzir e conquistar o seu público. Frank deixa uma missão: "Preste atenção que este cara é uma ilusão e precisamos demonstrar isto para as pessoas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário