terça-feira, 14 de abril de 2009

Donnie Darko - Uma Análise: Parte X


Ver Donnie Darko - Uma Análise: Parte IX

Nesta sentença temos um dos grandes mistérios para desvendar: "Eles me obrigaram a fazer isto". Numa das aparições noturnas de Frank, o coelho macabro orienta Donnie a pegar um machado e ir até a sua escola. O protagonista faz um estrago suficiente para inundar todo o local, de modo que no outro dia as aulas são suspensas. Como consequência da ação, ele acaba por conhecer Gretchen, o que é fundamental para a continuidade da história.

Porém acontecem dois fatos estranhos:
1) no monumento central da escola, conhecido como "Mestiço", o machado está fincado em sua cabeça;
2) ao redor do "Mestiço" está pichado: "They made me do it" (em português, "Eles me obrigaram a fazer isto");

Duas peças para compor o quebra-cabeça. Seria Donnie Darko o responsável por ambas as façanhas? Possivelmente sim, porém porque ele faria isto se o objetivo do ataque era somente romper com a tubulação de água do colégio? Voltemos as estas duas questões mais tarde.

Quanto ao segundo fato, devemos apontar que a letra encontrada no pátio onde lemos "They made me do it" não é de Donnie - tanto é que observamos uma significativa diferença entre as duas grafias quando uma investigação exige que todos os alunos escrevam a sentença na lousa. Até há uma desconfiança por parte do investigador principal, porém está mais relacionada ao comportamento nervoso do protagonista do que pela grafia em si. Então quem teria escrito a frase? E para quê?

No decorrer do filme há uma cena que responde a questão de quem escreveu a frase: numa festa na casa de Donnie há um recado na geladeira com a mesma caligrafia. Se trata de Frank, o namorado de Samantha Darko. Se você viu o filme não é novidade dizer que Frank, o coelho e Frank, o cunhado, são a mesma pessoa.

Neste caso surge a questão: o quê Frank quer dizer com a frase? Seria um pedido de desculpas? Neste caso, ele não estaria deixando mais evidente que alguém havia cometido um ato de bullying, ao invés de ficar calado e não correr o risco de ter Donnie descoberto? E mais, quem são "eles"?

São muitas as questões e poucas as respostas. No caso, talvez esta não seja a explicação mais convincente, porém acredito que Frank fez ambas as travessuras, através de Donnie, apenas para demonstrar o quão absurda pode ser a existência. Ou seja, a intenção é apenas de chocar as pessoas, tentar despertá-las do sonho aparente da vida, colocar os seus mundos de cabeça para baixo, assim como a chuva de sapos no filme Magnólia (embora ali tenha uma ligação bíblica com o livro Êxodus 8:2).

Numa visão existencialista, o machado funciona como um espécie de objeto de estranheza que irá interceder no comportamento das pessoas para que elas entendam que, na vida, tudo é possível. Desta forma, Frank ironicamente decide trazer um pouco de confusão as pessoas. Esta confusão serve para desorganizar os padrões que figuram numa situação em comum. Então Frank insere o anormal e o incomum num contexto de normalidade, de modo que as exclamações são substituídas por pontos de interrogação.

Se aceitarmos esta tese, podemos especular que na sentença "Eles me obrigaram a fazer isto", Frank está enviando uma mensagem diretamente para nós, que assistimos o filme. Este tipo de interação não seria tão surpreendente, porém não menos empolgante. Do mesmo modo que Frank fala com Donnie, desta vez ele fala conosco. O "eles", então, são os personagens do filme que pensam igual à todo mundo.

É como se Frank dissesse "Fulano aí de casa, eles me obrigaram a fazer isto justamente porque estão tão presos as suas vidas medíocres que eu - visto que tenho o poder de fazer o que quiser - não tive escolha a não ser colocar dúvida no lugar da certeza em suas cabeças (assim como fiz na cabeça de vocês)".

A evidência deste poder de fazer o que ele bem entender é dito pelo próprio Frank num diálogo com Donnie Darko (na cena do banheiro, após ele convidar Gretchen para sair, onde o protagonista questiona Frank, que por sua vez diz "Eu posso fazer tudo o que quiser (...)".

Uma vez que o filme permite uma série de análises e a minha é feita sob a ótica do existencialismo enquanto movimento filosófico, acredito que podemos tentar desvendar este dificílimo mistério através do raciocínio demonstrado neste capítulo.

3 comentários:

  1. Cara, a frase escrita na geladeira não é a mesma do pátio do colégio.
    Até se parece, mas reparando bem o A é de outra grafia. E o T, é parecido mas não é exatamente igual. Se fosse pra fazer a relação dos dois escritos, acho q o autor ,que é detalhista, teria cuidado quanto a isso.
    2 hipóteses minhas:
    -A letra pode ser de Donnie, porém ele a mudou ao escrever no quadro (ele tinha consciência de q foi ele q escreveu-caso tenha sido ele- e sabia da gravidade)
    -O autor não teve o cuidado para relacionar as grafias.

    ResponderExcluir
  2. Olá Moscon! Primeiramente, grato pela visita!

    Vamos as suas colocações deste filmaço com tantos mistérios ainda por revelar!

    Conforme sua colocação, fiz um exame mais detalhado das duas grafias e ainda assim considero a mesma. Irei lhe dizer o por quê.

    Tanto uma frase quanto a outra segue um padrão: as letras não são escritas em linha reta. Ao contrário, o que evidenciamos é uma descaracterização proposital que talvez tenha o intento de aproximar as duas grafias. Além disto, tente pegar apenas duas palavras: made (da primeira sentença) e here (da segunda sentença): a forma de escrever segue uma maneira muito semelhante.

    Quanto a letra "t" eu acho bem parecida nas duas frases: quando pegamos o ultimo 't' da ultima palavra de 'they made me do it' e o 't' da palavra went ("Went to go...") elas são semelhantes também. A diferença é que a caneta falhou no 't'.

    Enquanto a primeira frase foi pixada, a segunda foi escrita num bilhete rapidamente. Repare que a frase escrita no monumento tem sua grafia bem caprichada, enquanto a outra está cheia de garranchos.

    Quanto a letra a, você tem razão. Ambas as grafias deveriam estar escritas com o mesmo estilo. Porém, por experiência própria, dependendo da situação escrevemos de forma diferente. Eu, por exemplo, assino o meu nome com um estilo de 'a', como o da segunda sentença, e escrevo o restante com o primeiro estilo de 'a'. Porém, como você bem observou, isto não deveria acontecer.

    Mas as semelhanças das grafias não podem ser descartadas, afinal dificilmente encontramos semelhanças nas caligrafias das pessoas. Ainda mais num mesmo filme. Numa caligrafia tão diferente, se Richard Kelly quisesse mesmo frisar a diferença entre os dois textos, estou certo que ele faria uma grafia que não deixasse dúvidas!

    Porém penso que muitas vezes o objetivo dele é sempre deixar dúvidas! Neste contexto, os seus apontamentos podem sim serem levados em consideração.

    Antes de lhe responder eu fiz uma pesquisa rápida e encontrei diversos outros sites que atentam para o pronto de similaridade entre as grafias. Vou passar alguns links até para você poder tirar suas próprias conclusões a respeito:

    http://www.conceptart.org/forums/archive/index.php/t-17528.html
    http://www.gnovies.com/discussion/donnie+darko__27.html
    http://www.imdb.com/title/tt0246578/faq#.2.1.11

    Então acredito que este 'a' que você menciona com total coerência possa mesmo ser um erro de Richard Kelly na edição final do filme. Mesmo ele sendo detalhista, Donnie Darko possui alguns erros interessantes (há alguns sites que são especialistas apenas em encontrar falhas nos filmes). Alguns deles:

    + O filme se passa em 1988 porém as placas dos automóveis tem o estilo dos anos 90.
    + O professor Monnitoff - aquele que inicio Donnie a entender a física - menciona um capítulo de um livro de Stephen Hawking que só foi ser adicionado em 1998.

    No IMDB tem uma lista razoável. Veja o link:
    http://www.imdb.com/title/tt0246578/goofs

    Mas, como já dito anteriormente, diversas formas de compreender o filme são possíveis e a sua é uma delas!

    Obrigado por sua participação e espero que você volte a colocar outras ponderações!

    ResponderExcluir
  3. Assisti esse filmes essas dias, e depois de ler esses post, vou ter que rever o filme.

    ResponderExcluir