sexta-feira, 17 de abril de 2009

Donnie Darko - Uma Análise: Parte XI


Ver Donnie Darko - Uma Análise: Parte X

Smurfs, Complexo de Édipo e Desejos Sexuais


Temos uma cena onde Donnie Darko, em terapia com a Dra. Thurman, é hipnotizado de modo que o seu inconsciente possa dizer alguma coisa de relevante a respeito de seu estado esquizofrênico(dado que havia revelado em uma outra sessão que havia ganho um amigo imaginário). No diálogo que se sucede, o protagonista afirma que conheceu uma garota (Gretchen) e que tem vontade de fazer sexo com ela e começa a divagar sobre os seus impulsos citando o sitcom Married... With Children e a fantasia que tinha de fazer sexo com Christina Applegate, a atriz que interpreta uma típica garota bonita sem nada na cabeça.

Como Donnie começa a tomar rumos diferentes do que a psiquiatra esperava, ela decide retomar o controle da sessão e o questiona sobre os seus pais. Donnie sorrindo diz que ele não pensa em fazer sexo com sua família, que isto é nojento e começa a se masturbar. Imediatamente a Dra. Thurman interrompe a hipnose e Donnie acorda assustado, constrangido por observar seu zíper aberto e suas mãos sobre sua genitália.

Num filme de teor existencialista todos os elementos são inseridos propositalmente, de modo que enriqueça ainda mais a trama. Ou seja, esta cena dá algumas pistas sobre a psicologia do personagem título do filme. Há leituras que irão dizer que grande parte da história se dá em consequência aos desejos sexuais reprimidos de Donnie em sua adolescência. Esta hipótese não deve simplesmente ser destacada e esta cena pode costurar alguns pontos que pareciam desconectados até então.

Donnie Darko tem apenas 16 anos, idade transitória entre ser uma criança e ser um adulto. Neste período começamos a querer experimentar algumas sensações adultas sem abandonar, em definitivo, a infantilidade. Este choque entre os dois estados causa uma série de reações, como rebeldia, ansiedade, pressão e afins. Donnie, como bem sabemos, não se sente parte do todo, porém tem as mesmas vontades que um adolescente comum e isto lhe deixará muito frustrado, visto que esta distância entre ele e os demais seres trará ainda mais dificuldades para extravasar os seus deleites. Principalmente no que concerne ao sexo, visto que esta é uma relação entre duas pessoas.

Portanto podemos concluir que Donnie Darko é um adolescente que tem os seus desejos sexuais reprimidos pelo modo como a sociedade lhe aparece - com algo que não lhe apetece - e como ele aparece para a sociedade - como um ser estranho inserido fora de hora - de modo que uma relação entre estes dois pontos opostos parece impossível, visto que Donnie está num plano X enquanto o resto vigora num plano Y.

Sendo o sexo uma condição libertadora de nossa natureza animal, e uma vez que Donnie tem sérias dificuldades em atender aos seus desejos, é mister que ele se torne cada vez mais contido, reprimido e pressionado, o que poderia afetar o seu juízo e até mesmo aumentar seu estado histérico e esquizofrênico. Uma coisa é certa: se o sexo não está diretamente posicionado no consciente do protagonista, certamente figura vivo em seu inconsciente.

Talvez seja por isto que, enquanto hipnotizado, Donnie irá conseguir falar somente sobre este assunto. Temos ainda um problema que Jim Emerson observou com muita competência e convicção: Que Donnie Darko pode, ainda que inconscientemente, estar apaixonado por Elizabeth Darko, sua irmã mais velha. Senão apaixonado, certamente com vontade de manter relações sexuais com ela.

Sendo Donnie uma figura problemática distante da realidade, todo o seu ciclo afetivo de relacionamento está enraizado dentro de sua família. Sua irmã mais velha, com o corpo já inteiramente formado, atraente e iniciada na vida sexual, é a candidata mais próxima para alentar a curiosidade e o desejo do personagem principal. Caso ela não existisse, talvez a sua mãe fosse o objeto de sua obsessão. Para aceitarmos esta ideia, basta entender o conceito freudiano chamado Complexo de Édipo, onde, em poucas palavras, quando a criança se dá conta da diferença de sexos ela passa a sentir uma maior atração por seres do sexo oposto no ambiente familiar.

Embora o conceito pareça algo bastante improvável numa primeira leitura, Freud irá ser convincente ao explanar sobre o tema: os sentimentos de amor e hostilidade provenientes da criança são gerados por uma quebra de comportamentos no único mundo a qual ela conhecia. Neste mundo ela era a figura central dentro de seu lar. A partir de uma certa idade, a criança começa a sofrer reprimendas e ela começa a descobrir que não é mais o centro de tudo. Ela passa a comer sozinha, não poder dormir mais na cama dos seus pais e não vislumbrar mais a nudez de seus familiares. Isto irá gerar uma tensão inconsciente entre a criança e seus pais, sendo que ele reconhecerá no familiar do mesmo sexo um inimigo em potencial. No caso do menino, ele irá verificar que sua mãe "pertence" ao seu pai, e não a ele. Isto irá gerar uma contradição de sentimentos entre hostilidade a amor com a figura paterna, uma vez que os dois coexistem em seu inconsciente. É como se o responsável por toda a inversão daquele mundo egocêntrico fosse o seu pai. Como o menino interpretará que o inimigo é o seu pai, todos os demais sentimentos benéficos serão presenteados para os seus familiares de sexo oposto.

Quando surge o apetite sexual pela primeira vez, ele deverá surgir para estas figuras de sexo oposto ao seu por um único motivo: nossos familiares são os únicos que fazem parte de nossa iniciação social. Se fosse possível "nascer" sem um pai e uma mãe, as coisas poderiam ser diferentes. Então o desejo sexual dentro da família não surge como uma espécie de fantasia, mas como a única possibilidade disponível para desejar.

Ou seja, Donnie pode sim sentir fortes impulsos sexuais por sua irmã mais velha, pois mesmo depois de crescer, ele continua afastado da sociedade e vê dentro do seu lar a resolução de algumas de suas vontades. Sendo Donnie Darko um filme que visa criticar padrões sociais (normas, éticas e tabus) esta hipótese me parece bastante razoável, no caso uma intenção de incesto por parte do protagonista.

Alguns pontos do filme irão dar consistência à esta hipótese. Ao retomar a cena a qual iniciamos esta análise, o inconsciente de Donnie fala somente sobre uma coisa: sexo. Logo ele irá ampliar a sua volúpia (visível em sua face) ao lembrar do sitcom "Married... With Childrens" e manifestar sua vontade em ter relações sexuais com Christina Applegate, que interpreta Kelly Bundy, personagem promíscua que evidencia o nosso argumento, afinal ela é a irmã mais velha da família central do antigo seriado. Por fim, Donnie chega ao êxtase: quando questionado sobre sua família, sua face fica ainda mais cheia de desejo, diz ironicamente que isto é muito nojento e começa a se masturbar. Logo temos uma associação entre as chaves sexo, irmã mais velha, fantasia e família.

Embora esta cena seja fundamental para sustentar este argumento, temos outras cenas que dão pistas que levam nesta direção: logo no início do filme, no jantar em família, Donnie Darko provoca a sua irmã mais velha com palavras chulas de modo que ele se delicia com o diálogo: Elizabeth diz "Porque você não vai chupar rola?" e Donnie retribui "Me diga, Elizabeth, como é exatamente chupar uma rola", de modo que ela retruca "Você quer mesmo saber?" e ele diz, levando a mão a sua orelha, "Por favor, me diga”. Isto, involuntariamente, deve provocar em Donnie uma certa excitação.

Como Donnie vive num mundo cercado de regras éticas e condutas morais, ele vive, conforme mencionado anteriormente, um constante estado de repreensão sexual. De fato, enfrentar sua puberdade não deve ser algo muito fácil para o protagonista. Outra cena onde podemos notar a melancolia de Donnie referente a este assunto está no diálogo que os colegas da escola de Donnie estão tendo a respeito dos Smurfs. Enquanto o diálogo infante e em tom de gracejo entre os colegas dizia respeito sobre a Smurfette como uma meretriz dos Smurfs, Donnie, levando a discussão a sério, triste finaliza o assunto dizendo que os Smurfs eram seres assexuados e que não tinham nada por dentro de suas calças, logo qual era o sentido em ser um Smurfs visto que não haveria o por que viver sem um órgão sexual. Estaria Donnie Darko questionando sua própria existência uma vez que ele jamais iria satisfazer seus desejos? Seria ele também um Smurf?

O quanto este desejo sexual reprimido influencia o comportamento de Donnie perante o filme e o quanto suas alucinações poderiam ser causadas por este motivo não será assunto de nossas análises, porém chegamos a algo importante em relação ao personagem: Donnie Darko sofre por não dar evasão aos seus desejos sexuais.

7 comentários:

  1. Muito bons os seus argumentos de raciocínio como forma de tentar entender este ótimo filme (complexo). Tentou entender o que significam aquelas "cobras d´'agua" que saem dos corpos de alguns dos personagens? E quanto a interpretação de viagem no tempo?
    Saiu uma continuação (S. Darko) que conta a história da irmã mais nova de Donnie, Samantha, porém não tão impressionante. A única coisa que conta mesmo é o fato de Roberta Sparrow ter tido aparentemente um filho que teria ido à guerra do Golfo em 1991 e que se torna o personagem do coelho.Enfim, interessante.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcelo!

    Este estudo ainda está em andamento. Tenho algumas teorias para as cobras d'água, assim como a viagem no tempo, aos pouco irei escrever sobre isto. Só não finalizo o trabalho antes porque me falta o tempo necessário para me dedicar ao filme, então há espaços grandes entre uma análise e outra.

    Quanto a S. Darko, eu dei uma conferida e embora eu não tenha gostado tanto (afinal o elemento surpresa já não está lá), realmente há coisas interessantes, embora me parece que há um erro de continuidade (porém preciso analisar melhor para não falar besteira). Tenho a impressão que os acontecimentos de S. Darko não são possíveis, devido aos feitos de Donnie no filme anterior.

    Este é um dos filmes que está na minha lista de pendência ao terminar o Donnie Darko.

    Até

    Evandro

    ResponderExcluir
  3. Olá Evandro,

    Estou descobrindo seu espaço agora e não pude deixar de o incluir entre a minha pequena lista de favoritos. Suas análises não apenas sobre cinema, minha maior paixão nessa vida, mas também sobre literatura, sociologia, psicologia e tudo mais são excelentes. Parabéns mesmo pelos escritos, fico feliz por não ter lido quase nada ainda de suas análises e artigos e ter muitos textos ainda pela frente.

    O estudo sobre Donnie Darko me chamou muito a atenção, assim como suas resenhas para filmes que também analisei recentemente, como Ben X e Deixe Ela Entrar.

    Parabéns pelo espaço, acaba de ganhar um novo leitor assíduo!

    Abraços,
    Conrado Heoli

    ResponderExcluir
  4. Olá Conrado!

    Seja bem-vindo à esta humilde caverna! Primeiramente, muito obrigado por suas palavras! Cada vez que eu vejo comentários como este, mais tenho vontade de escrever. Como deve ter notado, ultimamente tenho escrito com bem menos frequência do que antes, devido à alguns projetos pessoais que estão em andamento. Logo, entretanto, volto com força máxima.

    No universo das possibilidades, o que não falta são bons olhares a respeito do mesmo tema!

    Quanto as suas análises, eu darei uma olhada agora mesmo e deixarei um comentário.

    Um outro blog que eu também contribuo é um justamente chamado "Cinema é a minha praia" (http://lella.wordpress.com) que é só resenhas de filmes. O blog é comunitário, então caso você tenha o desejo de publicar as suas resenhas lá, fique a vontade!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Caro Evandro, parabens pela sua interpretacao do filme, esta excelenete. Este filme tem tantos detalhes que so com um bom olhar pra percebe-los. Valeu a pena perder um compromisso pra ler tudo rs. Espero que vc arranje logo um tempinho pras proximas partes do filme. Ate breve.

    ResponderExcluir
  6. Olá Familia! Tudo bem?

    Grato por seu comentário!

    Puxa vida, perdeu um compromisso pelos textos? Pior que eu entendo! Este filme é tão instigante e profundo que eu mesmo fiquei imerso cena-a-cena depois de assisti-lo pela primeira vez!

    Trago por boas novas! Provavelmente teremos um ou dois textos novos publicados semana que vem!

    Te espero até lá!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. "Como o menino interpretará que o inimigo é o seu pai, todos os demais sentimentos benéficos serão presenteados para os seus familiares de sexo oposto."
    Errônea interpretação do complexo edipiano, acontece. Classificar sentimento como benéfico já é em si também uma distorção. No complexo há uma ambivalência dos sentimentos, ao mesmo tempo em que o menino percebe um importunador na relação dual -mãe/bebê - e isso obviamente quebra a fantasia dele (criança) ser o falo da mamãe, ele vai se aproximar de quem desempenha o papel paterno, até pq teme a castração. Logo, não existe isso de que ele vai "presentear" seus "benéficos" sentimentos somente ao sexo oposto. Seu texto quando se refere ao Complexo de Édipo é uma mistura do ‘meio’ certo para os impropérios.
    Aliás, o filme brinca com a ortodoxia, é uma caricatura da psicanálise. Nenhum psicanalista iria hipnotizar seu analisando. Freud mesmo, já tinha visto que hipnose não tratava a causa, só o sintoma, tendo abandonado a prática.
    Sobre repressão sexual, uma vez inseridos na sociedade, todos somos em diferentes graus reprimidos sexuais. Então dizer que Donnie é reprimido é falar o óbvio ululante, agora patologizar isso é outro erro. Se formos falar da sexualidade de alguém no filme e tivermos lucidez e embasamento para analisar como se deve, vamos perceber que o Donnie não foge a regra. Mais “reprimida”, tendenciosa, preconceituosa é a própria analista de Donnie. A mesma fica apavoradíssima com a manifestação do desejo de Donnie e automaticamente o tira da hipnose. Ela ficou com medo do que Donnie poderia lhe dar.
    Outra, se vamos continuar a discursar sobre sexualidade “problemática” de alguém, vamos falar então do pedófilo. Donnie está dentro da normalidade (norma, padrão ) da vivência de sua sexualidade enquanto adolescente, dando conta muito bem de sua amiguinha de escola. E um filme que cita pedofilia, você falar que Donnie Darko se sente atraído apenas por sua Irmã mais velha é um recalque e tanto. Apenas pq a irmã tem o “corpo formado”?! Fantasia não respeita maturação física.
    Donnie jamais iria satisfazer seu desejo sexual? Existem mil formas de satisfazer desejo e sexo é apenas um semblante de uma delas, mas se focarmos nisso, vide festa! Ele realiza não só no ato sexual em si. Quando ele fala de smurf, ele fala de castração. E aí sim, podemos falar do mal estar de Donnie no mundo. Ele se sente castrado por se sentir diferente do mundo que o cerca, no entanto, quem está doente é o mundo que o cerca, o rotulando de esquizofrênico. Se existe algo de errado no Donnie é simplesmente o fato dele falar aquilo que ninguém, nenhum alienado , reprimido sexual (podemos citar a professora religiosa); quer ouvir.
    Sobre o diálogo da mesa de jantar entre Donnie e irmã e sexo oral, bom, Donnie não é o único adolescente que se excita com sexo oral seja assunto familiar ou não.
    O telespectador tb fica bem excitando, soltando risinhos para disfarçar.
    Donnie sofre por viver num mundo que está "errado", metaforizado inclusive pela criação de um universo tangente. Exatamente quando Donnie goza é pela oportunidade de consertar o mundo.
    Não pq ele tem "problemas sexuais".
    Sua análise é uma falácia pseudo psicanalítica, com cacoetes do senso comum. E se falarmos de existencialismo, falaremos de Heidegger e consequentemente, que Donnie não se sente em "casa", o mundo não foi feito para ele, é inóspito. E seu mal estar parte dele se sentir estrangeiro, sem sentido. Até que um "wormhole" lhe oferta a oportunidade de obter aquilo que todos se perguntam, essa vida tem sentido; qual é o meu lugar no mundo etc?! E não pq ele tem probleminha sexual com a mamãe, irmã mais velha ou mais nova e bla bla bla.

    ResponderExcluir